segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Top 5# Filmes sobre Exorcismo

Ontem assisti pela primeira vez o assustador 'A Filha do Mal ', thriller que conta a história de um assassinato durante um exorcismo e como a maioria dos filmes com essa temática, baseado em fatos reais. Daí surgiu a idéia de fazer a minha lista dos 5 favoritos, então sem mais delongas, vamos lá!

5. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

 Saber que realmente existiu uma Emily e que aquilo tudo aconteceu de verdade dá um calafrio dos grandes na espinha.
 Emily é uma moça que deixou sua casa em uma região rural distante para cursar faculdade. Um dia inesperadamente ela começa a ter alucinações que vão se tornando cada vez piores e como é católica praticante acaba pedindo ajuda a um padre, interpretado pelo excelente Tom Wilkinson .
O que acontece a seguir é uma sucessão de erros que culminam na prisão do padre e surgimento da advogada Erin (Laura Linney), que aceita o caso visando uma promoção na empresa, e que acaba sendo atingida de alguma forma pela força sobrenatural.
Susto na certa!



4. Constantine (2005)

Constantine é um filme que toda vez que passa eu paro pra assistir, (pergunte para o meu marido e ele te dirá com alguma resposta irônica do tipo -"700 canais pra ver e ela assiste isso, de novo." Haha
Mas não tem como: É um filme completo e pronto. Keanu Reeves está perfeito no papel do exorcista condenado a arder no mármore do inferno por ter tido 'as ideia' de tentar tirar a própria vida na infância, depois de surtar vendo o capiroto por todo lugar. Ah e muito provavelmente você sabe que é uma adaptação de HQ e etc e tal... e que está pra estreiar uma série na tv. Um alento para uma história que merecia ter tido continuação, ainda mais pelo desfecho sensacional; Constantine consegue pela segunda vez enganar o Belzebu.


3. A Filha do Mal (2012)
Precisa mesmo dizer o porque?
Chessusss, essa capa já traduz a tensão da coisa. Único exorcismo aqui da lista que 'os coisa ruim ' estão não só em um, mas em uma turma da pesada, esse foi a inspiração do post. A trama real, (pra ficar mais mórbido ainda), conta o drama de Isabella, filha de uma mulher que assassinou três pessoas durante um ritual de exorcismo e que julgada incapaz, é enviada ao sanatório pela Igreja Católica, o que evidencia que a Instituição quer "varrer a sujeira para debaixo do tapete", já que a mesma raramente permite os exorcismos, associando-os a doença mental.
A moça inicia uma desventura em busca de respostas para o acontecido, e é aconselhada pelos padres Ben e David a presenciar o fato ao vivo. o que seria mais eficaz do que a teoria das palestras.
Necessário dizer que VAI DAR MERDA?

2. O Exorcista (Versão de 1973, é aquela mesma da menina que gira a cabeça e causa pra caral*)


O que dizer sobre um dos mais temidos filmes de terror de toda a História do Cinema? Que é aterrorizante? Que suas imagens ficam impregnadas em nossos olhos e memória por muitos dias , semanas ou talvez um pouco mais de tempo? Com 40 anos de vida e a imagem envelhecida , "O exorcista" é mais que um marco na História da filmografia de terror; é uma obra que permanece atual e extremamente assustadora depois de tantos anos e de tantos outros filmes que pretenderam aterrorizar por meio de sofisticados efeitos especiais e cenas que poderiam fazer qualquer glutão ficar 24 horas sem apetite. Para iniciar a conversa , "O exorcista" apresenta uma boa história , que foi adaptada de um livro consistente e dramático. Por sua vez , o livro baseou-se em fatos reais. Embora o filme tenha se centrado nos aspectos assustadores do livro, deixando em segundo plano o lado mais dramático e profundo da obra literária , podemos perceber nitidamente alguns conflitos bem interessantes na versão cinematográfica , como a perda da fé do padre Karras ; seus dramas de consciência em relação à mãe falecida ( drama este muito bem usado pela legião demoníaca que possui Regan, uma doce menina de 12 anos). "O exorcista" fala sobre a culpa e a expiação dos pecados do mundo , por meio dos inocentes. Fala também sobre a descoberta da fé por meio de uma provação terrível: a mãe de Regan passa a acreditar e a confiar em Deus , o que indica que o Bem sempre ganha do Mal. A fé do padre Karras se reanima e ele executa um ato de extremo amor para defender a menina possuída. "O exorcista" também faz uma lúdica homenagem aos cinéfilos , por meio do personagem do policial que investiga a morte do cineasta, ocorrido na casa de Regan. Esta referência deve passar despercebida no meio de cenas horripilantes como o asqueroso vômito verde e a célebre virada de cabeça. Para os padrões da época , o filme caprichou nos efeitos visuais e contou com um elenco de peso. Apesar do tema poderoso de "O exorcista" , grande parte do medo que ele ainda desperta vem mais das imagens. "O exorcista" é um filme direto , sem grandes metáforas e extremamente visual. Se em "O bebê de Rosemary" , por exemplo, tememos mais o que não vemos nem ouvimos e sim o que imaginamos e deduzimos , em "O exorcista" o que nos assusta é o que vemos mesmo. É um filme muito mais sensorial que intelectual , diferentemente da obra-prima de Polanski. Independente da crença ou descrença de quem o assiste , é difícil ficar impassível diante desta obra que já se tornou um clássico do gênero.
(Fonte Adoro Cinema)


1. O Ritual (2011)
E nem o padre se salva? Quer contrariedade maior que essa?

Anthony Hopkins dispensa toda e qualquer apresentação. Quer ator que encarne bem serial killers, psicopatas e possuídos? Chame Sir Hopkins que é garantia de sucesso.
A trama como em ' O Exorcista ' também fala de padres descrentes, o que é uma ironia e tanto. 










* Essa é minha humilde listinha... tem muita coisa boa por aí, mas de cara me lembrei desses 5 pra citar aqui
E falando em possessões já deram uma olhada na estréia dessa semana nas telonas?